Recebeu alguma oferta de 3 meses de combustível da Galp? CUIDADO! É fraude

Anda a circular uma campanha mal intencionada que está a ter bastante sucesso para os criminosos porque muita gente está a aderir e a ser vítima do ataque.

É fácil perceber porquê: o incentivo é muito apelativo – 3 meses de combustível grátis – e a mensagem vem normalmente de um amigo ou contacto de confiança. Mais ainda, o link, para os menos atentos, poderá parecer fidedigno. A mensagem enviada tem até uma justificação para a suposta oferta, procurando torná-la ainda mais credível.

Esta campanha de phishing está a circular por mail, redes sociais e whatsapp e é bastante perigosa porque rouba dados pessoais.

 

“Devido a medidas de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus, os nosso tanques de armazenamento de combustível atingiram os seus limites máximos de capacidade. Como medida para evitar perdas significativas em nossas linhas de produção e, ao mesmo tempo, um esforço para ajudar os necessitados, estamos a oferecer 3 meses de combustível grátis a todos os que regressam às suas actividades profissionais ou académicas.”

 

O texto chega com um link para um domínio aparenta ser do site da Galp, mas não é.

Este phishing é particularmente grave porque não rouba apenas dados de contacto como nome e e-mail, visando também dados bancários das vítimas.

A petrolífera já veio alertar publicamente para a fraude, desmentindo categoricamente qualquer campanha de oferta de combustível.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Padre usa pistola de água para disparar água benta aos fiéis